Nada grandioso entra na vida dos mortais sem uma maldição”. É esta frase de Sófocles que dá início a “O Dilema das Redes”, documentário disponível na Netflix que aborda o poder viciante das redes sociais.

Um tanto apelativo? Pode até ser. Mas ilustra bem a proposta da produção sobre o tema, fazendo com que, nós, espectadores, nos sintamos mesmo como personagens do filme. Sim, porque atire a primeira pedra quem não se identifica e atende aos apelos de um próximo clique naquela foto, vídeo ou mensagem que aparece na sua time-lime especialmente “recomendada” para você. Isso, só pra citar um exemplo dos mais inofensivos.

Pois é!! Numa mescla com frases proféticas, o documentário mostra também relatos de engenheiros, profissionais desse maravilhoso mundo da tecnologia digital, sobre o que há por trás das redes sociais. Mais especificamente, sobre como o nosso comportamento, nossos gostos, as nossas emoções, expectativas, desejos, enfim, sobre como tudo isso é milimetricamente analisado e o que fazem com estas informações até nos tornamos um produto fácil de ser manipulado.

O tema, é fato, nunca se esgota e cada vez mais temos consciência do poder que as redes sociais exercem na vida das pessoas. A pergunta é: Temos mesmo consciência disso? E se temos, como podemos nos proteger e preservar a nossa privacidade? Se é que ainda a temos…

Título original: The Social Dilemma
Direção: Jeff Orlowski
Duração: 94 minutos
Gênero: Documentário, científico
Classificação: 12 anos