A retomada do protagonismo da indústria pós pandemia da Covid-19 foi o tema discutido no programa Ideias em Debate exibido na noite dessa terça-feira (7), na O DIA TV. O advogado e apresentador do programa, Campelo Filho, recebeu o presidente do Centro das Indústrias do Piauí (CIEPI), Frederico Musso, e a empresária Cledima Gomes para debater sobre o tema e as expectativas da retomada do setor em nível estadual.
“O setor da indústria já respondeu a 27,2% do PIB nacional e hoje representa apenas 22%. Para esse ano, a expectativa é que aconteça uma expansão nesse ramo da economia. E o desafio é construir uma política industrial moderna e em sintonia com o que está sendo feito nas principais economias do mundo”, apontou Campelo Filho.
Para Frederico Musso, a indústria é o caminho para desenvolvimento do estado. Ele comenta que nem todas as indústrias foram afetadas pelo coronavírus, no entanto, é preciso que haja suporte para aquelas que foram atingidas. “É de fundamental importância apoiar as pequenas e grandes indústrias. Precisamos dar suporte aos que mais sofreram com a pandemia para que seja feita uma reestruturação. O governo deve financiar com taxas baixas e assim manter a atividade da indústria de uma forma saudável. Estamos em um período de transição, mas no Piauí já tivemos diversas reuniões, onde o governador do estado afirma que vai apoiar a indústria e nosso desenvolvimento”, contou.
Sobre o assunto, Cledima Gomes, que atualmente é CEO da Cevap (Cerealista & Industrial Vale Do Parnaíba), destaca que o setor industrial é responsável pela geração de emprego, o que movimenta a economia. Por isso, é preciso dar atenção a este setor, especialmente pós pandemia. “A indústria é geração de emprego e renda e ajuda na qualidade de vida das pessoas inseridas em locais onde existem pólos industriais. […] O Piauí tem um grande potencial a ser explorado, devemos confiar no nosso potencial e buscar por novas tcnologias”, ressaltou a empresária.
Vale ressaltar que o setor da indústria é o que mais investe nas pesquisas em desenvolvimento, uma vez que a inovação é fundamental para melhorar o custo de produção e tornar as indústrias mais competitivas. “Na CIEPI nós iniciamos uma parceria com mestrandos do IFPI para fazermos um trabalho de investigação e pesquisa. É importante e não só para indústria, como para a parte acadêmica”, disse o presidente da CIEPI.
Frederico Musso reforça que, diante do novo governo, é necessário que os novos planos e políticas econômicas sejam comunicados e implementados, para que assim o setor industrial possa se reestruturar. “A indústria precisa de políticas econômicas, sociais e culturais a longo prazo e que sejam estáveis. Estamos em um período de transição onde teremos algumas mudanças, por isso precisamos que comecem a confirmar as políticas que serão implementadas nos próximos 4 anos e com isso a gente consegue planificar melhor nossos investimentos”, acrescentou.
Fonte: Jornal O DIA