O livro do Dr. Campelo Filho “Reflexões Críticas – a condução da política no Brasil: Estado, Sociedade e Direito” não é apenas a reflexão de um livre pensador que pensa no Brasil, sua gente e suas mazelas sociais, econômicas, educacionais e políticas. É também um convite à participação e ao exercício da cidadania.
Em sua reflexão crítica o autor revela uma visão abrangente da realidade brasileira, capaz de perceber não apenas os problemas que afloram de imediato em nosso cotidiano, como também os que estão nas entrelinhas e exigem um olhar mais aguçado de um observador perspicaz.
Não escapam de sua lente as contradições político-ideológicas que vão se refletir na atuação dos agentes políticos, disseminando-se nas ações dos poderes legislativo e judiciário,  cujos efeitos repercutem na sociedade e por último no cidadão. Os agentes políticos, egoisticamente, ao pensarem somente em si, em seus próprios interesses, deixam em segundo plano o que deveria ser seu objetivo principal: servir à sociedade
Ao discorrer sobre saúde(calamidade vergonhosa), a segurança pública, a violência, a educação, a ética e moral, ao lado de tantos outros que se abatem sobre a sociedade brasileira, afetando a todos, principalmente os mais pobres, o autor não deixa de captar que o mais grave é a indiferença de muitos, e especialmente de quem ocupa as posições de comando, como se não percebessem a gravidade e as consequências de tais problemas na vida dos cidadãos.
Ao abordar criticamente os graves problemas nacionais, as causas e consequências, fica claro ao leitor, indubitavelmente, a carência de respeito aos princípios éticos e morais por parte de agentes político/públicos na prática das ações cujos resultados deveriam se reverter em benefício da  sociedade, como demonstram os atos espúrios, reprováveis sob todos os aspectos(negociatas, corrupção, compra de apoio e voto, suborno,etc).
Fica claro no livro do dr. Campelo Filho sua preocupação com os rumos da educação, sendo esta a raiz de todos os males. Ou seja, os problemas abordados(saúde, segurança, ética, moral, violência, etc) só serão resolvidos quando houver educação de qualidade em todos os níveis, principalmente na educação básica. Não se pode aceitar  “a falácia criada para retirar dos governos e de cada um de nós a responsabilidade pelos nossos fracassos e pela incompetência do homem  em encontrar um meio de educar para a vida. Não é sofrendo os reveses na vida a melhor forma de aprender, mas aprender é a melhor forma de deixar de sofrer reveses”, diz o autor.
O autor, porém, não apenas aponta os graves problemas que afetam o povo brasileiro, mas apresenta alternativas, sugere soluções, indica caminhos. Exemplo:  impedir candidatos eleitos para o legislativo de ocuparem cargos no executivo e o aumento do prazo para a desimcompabilização para candidatos a cargos proporcionais e majoritários. Ou seja, faz um reflexão crítica construtiva.
Por fim, a obra traduz a reflexão de um livre pensador,  advogado, professor, de olhar atento que, como a leitura sugere, sonha com um Brasil melhor, livre e democrático, com educação de qualidade, menos desigualdade social, vivendo num verdadeiro Estado Democrático de Direito, “melhor alternativa para que a humanidade possa conviver em paz e em harmonia”.

Por: José de Ribamar Nunes